sábado, 10 de março de 2012

#StopKony 2012


A ONG Invisible children criou uma campanha para tornar o rosto de um monstro conhecido em todo o mundo. O rosto é de Joseph Kony, o número 1 na lista de criminosos de guerra mais procurado.


Muita gente não sabia da existência desse monstro (eu era uma delas). Joseph Kony é líder do grupo rebelde LRA (Lord's Resistence Army) de Uganda, na África. Ele é conhecido e procurado por sequestrar crianças. Ele transforma as meninas em escravas sexuais e os meninos em guerrilheiros de combate. Os garotos são forçados a tais atos para mutilar e matar! Matar até os seus próprios pais. São em torno de 30.000 mil crianças.


O vídeo que vocês irão assistir em seguida, narrado pelo o co-fundador da Invisible Children, Jason Russell, mostra imagens de acapamentos de refugiados na Uganda e também entrevistas com crianças que sofreram violência na mão desse crápula. O objetivo da mensagem é: "Parar Kony a qualquer custo".



Se a campanha está exagerando, está sendo sensacionalista, não interessa muito, pois o líder Kony, está cometendo atrocidades com essas crianças! O que eu fiquei meio desconfiado é só sobre a questão do kit que eles oferecem e que as pessoas tem que pagar para obter, mas a campanha em si tem um objetivo importante e vocês já sabem qual é.

Agora tem um outro lado da moeda que é que o USA  está fazendo isso só por um motivo: PETRÓLEO. Uganda possui uma das maiores reservas petrolíferas do mundo. Certo, mas por que os USA? Decidiram serem bonzinhos assim? Por que não chamam outras tropas para combater isso? Por que eles não deixam a própria África resolver isso só? Isso é uma jogada de marketing dos USA para sensibilizar o povo do mundo todo e fazer com que ganhem com unanimidade. Esse marketing é o mesmo que eles usaram contra o Vietnã (se deram  mal) e contra o Iraque. Qual o resultado? Mortes! E esse Kony tá vivo? Ninguém sabe onde ele está! É de se desconfiar muito não? É marketing para o Obama se eleger novamente.

Se o grande e poderoso USA quer ajudar o povo da África, o povo de Uganda. Por que ao invés de gastar esse dinheiro com essa guerra, eles não gastam comprando alimentos, remédios para o povo de lá? Isso é muito mais coerente e sensato do que gastar dinheiro mandando invadir. Criar uma guerra e nem se sabe onde o sujeito está. E se estiver morto do que valeu todo esse altruísmo?


Sou contra a essa brutalidade/mortalidade infantil, mas isso não é assunto dos USA. Já que a ONU não adianta de nada é cada um cuidando dos seus.

Veja esse vídeo onde uma jovem de Uganda fala sobre a questão e os supostos interesses da intervenção militar americana.
 

Você pode saber mais nesses links que eu deixarei:

Carta Capital - O inferno e as boas intenções
ONIP - Uganda pronta para a riqueza do petróleo
Libertarianismo - A história reala sobre o vídeo "Kony 2012"


Nenhum comentário: