quarta-feira, 30 de maio de 2012

Arte Plástica: Vik Muniz & Beatriz Milhazes


Fala pessoal, tudo beleza? Hoje eu vou falar um pouco sobre artes plásticas, um trabalho que apresentei hoje pela manhã na faculdade (30/05/2012). Meu trabalho levou dois grandes nomes brasileiros nesse ramo, são eles: Vik Muniz e Beatriz Milhazes.

Vik Muniz: Começou a trabalhar com arte fazendo esculturas e depois incorporou a fotografia em seus trabalhos, sempre registrando suas obras. Mora em Nova Iorque e normalmente seus trabalhos são releituras de grandes mestres da pintura: Leonardo Da Vinci, Claude Monet, Albrecht Dürer, Gerhard Ritcher, Andy Warhol, entre outros. Vik Muniz faz experimentos com novas mídias e materiais. Ele utiliza em sua peças e releituras matérias primas como: Areia, poeira, cavair, diamantes, geleia, pasta de amendoim, e até o lixo dentre outros materiais que viram verdadeiras obras primas de extremo bom gosto e originalidade.


A técnica criada por Vik Muniz consiste na utilização desses variados e inusitados materiais e objetos na formação de imagens que depois são fotografadas e ampliadas. 

O resultado é FANTÁSTICO! 




Algumas peças de Vik Muniz.






Ao longo de sua carreira, Vik Muniz realizou exposições na: Flórida, Miami, Montreal, Nova Iorque, México, Canadá, Austrália, Rio de Janeiro e Berlim.
Há também um filme documentário indicado ao Oscar que acompanha o trabalho do artista plástico no maior lixão da América Latina, o jardim de Gramacho, em Duque de Caxias, Rio de Janeiro.



Assista ao filme: Lixo Extraordinário


Lixo extraordinário levou dois anos (Ago 2007/Mai 2009) para ser concluído e foi uma coprodução do Brasil e Reino Unido. O filme foi dirigido por Lucy Walker, Karen Harley e João Jardim. Fernando Meireles participou da produção executiva.

Além do filme, Vik Muniz possui 4 livros. Dois deles são imagens de suas obras. Um deles conta toda a sua vida, seus primeiros passos quando criança e etc. E o outro é um conto infantil que conta contos de histórias que o artista contava para o seu filho quando criança. As ilustrações do livro é da cantora e compositora, Adriana Calcanhoto.

1- VIK
2- VIK MUNIZ - Obra Completa (1987-2009)
3- REFLEX - VIK MUNIZ de A a Z
4- Melchior, o mais melhor







Beatriz Milhazes é uma pintora, gravadora, ilustradora e professora. Frequentou cursos de arte na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e em várias universidades dos Estados Unidos. Vem destacando-se em exposições no exterior, sua obra é caracterizada pela utilização de cores e formas geométricas.

Suas obras seguem as seguintes características: 
Cores vibrantes, formas geométricas, flores, frutas, arabescos e moldes vazados.
A cor é um elemento estrutural e onipresente nas obras de Beatriz Milhazes. Seu repertório 
inclui questões relativas à abstração geométrica ao carnaval e ao modernismo.Beatriz pinta flores, arabescos, alvos e quadrados, sobre uma superfície de plástico para depois transferí-los para a tela. Usa colagem na superfície da tela e aplica adicionais para viabilizar as obras como, pintura, decalque, juntaposição e sobreposições.

Beatriz também participa de um documentário longa-metragem. "A Obra de Arte” (roteiro e direção de Marcos Ribeiro). O filme é um documentário longa-metragem sobre a criação artística através dos ateliês e ideias de 7 artistas plásticos brasileiros: Beatriz Milhazes, Carlos Vergara, Cildo Meireles, Eduardo Sued, Ernesto Neto, Tunga e Waltércio Caldas.

Assista ao trailer:


Você encontrará esse filme na livraria cultura.


O que destaca Milhazes dos outros, além de suas peças serem totalmentes criativas, originais que nos passa sensações diferente é que ela teve uma tela sua que foi arrematada por U$ 1.000.000 em NY. Essa tela é conhecida como "O Mágico".



Conheça um pouco mais sobre Milhazes e sua telas.



E pra finalizar eu deixo aqui o meu projeto simplérrimo do trabalho da faculdade que eu criei usando as peças desses dois grandes artistas plásticos que tem muito mais para nos oferecer ainda.


Nenhum comentário: